PROPOSTA PEDAGÓGICA ENS. FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Introdução:

Construir conhecimento, formar um leitor crítico e despertar a curiosidade.

Para que esses objetivos sejam sempre alcançados, queremos incentivar o aluno a aprender a leitura, a interpretação e a interação com as mais diferentes variações da linguagem.

Dessa forma, ele não recebe conhecimentos prontos e acabados, mas executa atividades que o ajudam a desenvolver seu próprio aprendizado, de forma criativa e participativa.

Mediadores na construção do conhecimento acadêmico, os professores contam com praticidade e flexibilidade no material didático, o que facilita a adequação dos conteúdos aos interesses e às necessidades dos alunos.

Os conteúdos são trabalhados de maneira contextualizada, com uma abordagem que inclui análises, explicações e situações do cotidiano do aluno, estabelecendo o diálogo permanente entre as diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de proporcionar relações interdisciplinares. Esses conteúdos têm a linguagem como elemento-chave para organizar os significados, os conceitos, as relações, as condutas e os valores. A partir dessa organização, são destacadas as múltiplas interações entre as disciplinas do currículo, relacionando o que foi aprendido com o que foi observado e a teoria com aplicações práticas, proporcionando uma aprendizagem significativa.

Nossa proposta pedagógica tem como eixo de trabalho: “Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum”, “Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática”, “Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”.

A partir desses eixos, é importante que o trabalho pedagógico com as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, garanta o estudo articulado das Ciências Sociais, das Ciências Naturais, das Noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens.

Objetivos:
Nossa Escola atende alunos nos anos iniciais, com idade a partir dos 6 anos. Temos como objetivos a formação básica do cidadão, mediante:
I- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social .